terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Investimentos da prefeitura na agricultura e pecuária de Ibicuí

Saiu hoje o Relatório Resumido da Execução Orçamentária – 5º bimestre 2008. Para ver clique aqui.

Na página 3 e 4 estão listados os gastos da prefeitura para a "Promoção da Produção Vegetal" e "Promoção da Produção Animal". Segundo este relatório a prefeitura gastou R$ 167.640,00 e R$ 35.000,00.

Independente de posição política (pois todos sabem que não apoiei o atual prefeito na última eleição) gostaria de saber onde o prefeito e o secretário de agricultura estão aplicando esta verba. Pela pouca prática que possuo na área, com essa quantia era para Ibicuí ser um pólo exportador de hortaliças. Tendo em vista que a maioria esmagadora das frutas e verduras da nossa feira vem da Lagoa das Flores em Vitória da Conquista e o pouco que é produzido na serra da lontra vai para Itabuna, fica difícil de acreditar que a prefeitura aplica realmente estas quantias na nossa agricultura e pecuária.

Se formos levar em conta os seguintes fatos:

  1. Ele tomou várias roças comunitárias e até o presente momento não disponibilizou outras terras para que os antigos donos voltassem a produzir.
  2. A prefeitura não possui nenhum Agrônomo para dar assistência técnica para os produtores da cidade. Se possui, eu não conheço, e não é funcionário público e sim serviço terceirizado, o que torna a contratação deste profissional muito duvidosa.
  3. A prefeitura não financia nem custeia nenhuma benfeitoria ou processo de produção para as várias associações que existem em nossa cidade, a exemplo da associação dos apicultores de Ibicuí, que necessita apenas da doação de um terreno para construção da Casa do Mel para beneficiar o mel produzido em nossa cidade (que não é pouco).
  4. Pela situação atual do matadouro municipal (abram o olho os produtores de gado de corte e açougueiros, a promotora fechou o matadouro de Iguaí, o daqui pode ser o próximo), não acho que tenha investimentos também na pecuária.
  5. O único trator que pode ser usado para trabalhos agrícolas está carregando lixo.

Com base no exposto acima fica a seguinte pergunta:

Para onde realmente estarão indo estas verbas destinadas à "Promoção da Produção Vegetal" e "Promoção da Produção Animal"?

OBS: QUEM SOUBER A RESPOSTA, POSTE UM COMENTÁRIO AQUI.

Nenhum comentário: