sábado, 13 de dezembro de 2008

Pastagem

Essa semana eu vi vários fazendeiros comprando semente de capim para plantarem.

É estranho que todo ano os fazendeiros compram sementes para refazerem suas pastagens, tendo em vista que uma pastagem bem conduzida dura, no mínimo, 5 anos. Pastagem não é cultura anual como o milho que todo ano é necessário ser plantada.

Ainda mais estranho é que, particularmente, nunca vi as lojas agropecuárias de Ibicuí venderem um único saco de adubo. Possa ser que vendam, mas tão pouco que passa desapercebido por meus olhos.

É necessário que os fazendeiros de Ibicuí repensem suas práticas econômicas, pois se todo ano eles tão tendo que replantarem suas pastagem é porque têm algo errado. A falta de adubação pode ser um dos fatores para que isso possa está acontecendo.

Diante disso vamos às perguntas:

  1. Por que criamos o gado? R= para comer, pois o carne é rico em nutrientes.
  2. De onde vêm os nutrientes da carne de gado? R= vem dos nutrientes do capim que o gado come.
  3. De onde vêm os nutrientes do capim? R= vem das reservas de nutrientes do solo.
  4. Se todo ano eu tiro gado gordo da minha fazenda, o que acontece com os nutrientes? O solo possui uma certa quantidade de nutrientes, toda vez que o fazendeiro vende o gado gordo, grande parte dos nutrientes saem da fazenda, e se não houver reposição via adubação, esses nutrientes irão ficar tão poucos que o pasto acabará mais rápido, o gado engordará mais devagar, etc..

Com base nas perguntas e resposta acima, vocês fazendeiros tentem responder as seguintes perguntas.

  1. Têm algo errado com o meu pasto?
  2. To plantando a espécie certa de capim para minha região?
  3. To adubando da maneira certa?
  4. To fazendo análise de solo para saber como ta o meu solo?
  5. O capim que to plantando é o melhor para meu gado?
  6. O capim que estou plantando é resistente a pragas e doenças?
  7. Qual o poder de germinação das sementes que compro?
  8. Essas sementes são de qualidade e livres de doenças?
  9. To plantando na época certa.
  10. To plantando do jeito certo?

Se não souberem a resposta procurem um profissional da área para tirar suas dúvidas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Investimentos da prefeitura na agricultura e pecuária de Ibicuí

Saiu hoje o Relatório Resumido da Execução Orçamentária – 5º bimestre 2008. Para ver clique aqui.

Na página 3 e 4 estão listados os gastos da prefeitura para a "Promoção da Produção Vegetal" e "Promoção da Produção Animal". Segundo este relatório a prefeitura gastou R$ 167.640,00 e R$ 35.000,00.

Independente de posição política (pois todos sabem que não apoiei o atual prefeito na última eleição) gostaria de saber onde o prefeito e o secretário de agricultura estão aplicando esta verba. Pela pouca prática que possuo na área, com essa quantia era para Ibicuí ser um pólo exportador de hortaliças. Tendo em vista que a maioria esmagadora das frutas e verduras da nossa feira vem da Lagoa das Flores em Vitória da Conquista e o pouco que é produzido na serra da lontra vai para Itabuna, fica difícil de acreditar que a prefeitura aplica realmente estas quantias na nossa agricultura e pecuária.

Se formos levar em conta os seguintes fatos:

  1. Ele tomou várias roças comunitárias e até o presente momento não disponibilizou outras terras para que os antigos donos voltassem a produzir.
  2. A prefeitura não possui nenhum Agrônomo para dar assistência técnica para os produtores da cidade. Se possui, eu não conheço, e não é funcionário público e sim serviço terceirizado, o que torna a contratação deste profissional muito duvidosa.
  3. A prefeitura não financia nem custeia nenhuma benfeitoria ou processo de produção para as várias associações que existem em nossa cidade, a exemplo da associação dos apicultores de Ibicuí, que necessita apenas da doação de um terreno para construção da Casa do Mel para beneficiar o mel produzido em nossa cidade (que não é pouco).
  4. Pela situação atual do matadouro municipal (abram o olho os produtores de gado de corte e açougueiros, a promotora fechou o matadouro de Iguaí, o daqui pode ser o próximo), não acho que tenha investimentos também na pecuária.
  5. O único trator que pode ser usado para trabalhos agrícolas está carregando lixo.

Com base no exposto acima fica a seguinte pergunta:

Para onde realmente estarão indo estas verbas destinadas à "Promoção da Produção Vegetal" e "Promoção da Produção Animal"?

OBS: QUEM SOUBER A RESPOSTA, POSTE UM COMENTÁRIO AQUI.

O Leite

Posso afirmar que 99,99% das fazendas de Ibicuí possuem pelo menos 01 vaca para retirada de leite. Temos propriedades que só produzem leite; outras que são variadas têm o leite, umas cabecinhas de corte, um cacauzinho, uma horta, etc.

Da mesma forma, tem gente que não troca o leito por nada; e já tem gente que não quer nem pensar em vender leite, porque os laticínios pagam pouco e mais um monte de porem.

Da mesma forma que no comércio do boi gordo, e qualquer outro produto agrícola, o preço do leite está atrelado à lei de mercado da oferta e demanda. Por preguiça de fazer outra tabela, vocês leitores podem utilizar a mesma tabela do tópico anterior para ver em que época o leite tem melhor preço.

Vamos às perguntas:

  1. O que tenho que fazer para produzir na seca? R= contrate uma agrônomo e ele vai avaliar qual a melhor tecnologia para ser utilizada na sua propriedade (lembrem-se: cada caso é um caso, não existe receita de bolo).
  2. Eu que tenho uma pequena propriedade (até 20 hectares), devo criar somente gado de leite? R= Depende. Se você tiver dinheiro para investir em tecnologia; eu já visitei uma propriedade em Conquista que cria 100(100 vacas só as cheias, sem contar as secas e prenhas) vacas holandesas, dando 25 litros de leite cada em apenas 11 hectares, dando um total de 2.500 litros/dia, como já vi aqui em Ibicuí também gente que tem 200 hectares e não cria 50 vacas de 10 litros cada. Caso você não possua dinheiro para investir, o melhor é ter um pouco de tudo (cacau, gado de corte, horta, porco, etc.) assim você não fica refém do preço do leite.
  3. Eu que tenho uma propriedade maior, devo criar somente gado deleite? R= o proprietário que possui condições e terra, se gosta da criação de gado deleite ele deve se especializar. Não tem como você criar gado de corte e de leite na mesma fazenda, o manejo é totalmente diferente. Se for produzir leite, eu aconselho a investir em uma ordenhadeira mecânica, concentrado para as vacas (não existe vaca que dá 25 litros de leite comendo só capim), fazer o piqueteamento do pasto, e o mais importante, investir em genética. Investir em genética não é comprar uma vaca holandesa pura; é fazer inseminação, procurar raças zebuínas boas de leite como por exemplo a Gir leiteira, usar vacas meio-sangue, etc.

Os que tiverem condições de processar o leite (fazer queijo, iogurte, requeijão, etc.) é muito melhor que vender o leite para laticínios. Um exemplo disto é Izaac que faz vários tipos de queijos e sai vendendo na garupa de sua moto. Não é por que o produto é caseiro que tem qualidade inferior ao do laticínio.

Cabe a cada um decidir se compensa ou não produzir apenas o leite em suas propriedades, tudo tem que ir para a ponta do lápis para ver se é viável economicamente.