quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O capim que não alimenta.

Essa semana eu ouvi um produtor reclamar que a manga estava cheia de capim, mas a produção de leite estava caindo. Ele ficou sem entender como é possível ter comida e a produção diminuir.

Isso se deve à falta de minerais na forragem. Todos os minerais que a vaca necessita para produzir (principalmente Cálcio e Fósforo) são retirados do capim, se o mesmo é pobre nesses minerais a vaca não conseguirá produzir satisfatoriamente.

  • Como eu faço pra saber se o meu pasto tem ou não os minerais necessários para uma boa produção de leite?

    R = Fazendo uma análise de composição bromatológica do capim. Você tira uma amostra do pasto, envia para universidade (UESB ou UESC) e com 08 a 15 dias você tem a resposta. Este teste não custa mais que R$ 30,00.

  • Constatada a deficiência de minerais como faço para corrigir?

    R = Existem 02 maneiras de corrigir essa deficiência: usando sal mineral de boa qualidade ou adubando o pasto.

Entre as duas alternativas acima eu ficaria com a adubação do pasto, pois alem de resolver a questão da deficiência de minerais a adubação irá melhorar o pasto em vários outros aspectos e é muito mais barato e prático adubar do que sustentar os animais em sal mineral de boa qualidade.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Um dos maiores erros dos pecuaristas de Ibicuí

Andei observando as atitudes dos pecuaristas (principalmente os de leite) de Ibicuí têm e descobri onde eles mais erram em suas atividades. A maioria dos produtores compram vacas leiteiras de boa genética visando melhorar o rebanho geneticamente (fato esse excelente e correto) mas se esquecem de um pequeno detalhe: animais de melhor genética comem mais que animais mestiços.

Fazendo uma comparação com carros temos: os animais mestiços sendo um UNO MILLE 1.0, os animais de melhor genética sendo um STILO 2.0, o capim sendo a gasolina e a produção sendo a distância percorrida.

  1. Se o produtor só tem 10 litros de gasolina por mês, com qual carro ele vai roda mais?
  2. É mais vantagem ele trocar o UNO pelo STILO ou comprar mais gasolina?

Eu prefiro ter um UNO com tanque cheio.

Outra questão que reparei foi que devido à última seca, muitos produtores começaram a plantar capineiras e cana para alimentar o rebanho (excelente), mas eu me pergunto:

  • Quantos desses adubaram para plantar ou fizeram uma análise de solo?